Segundo a pasta, o motivo se deve à resistência dos responsáveis em vacinar as crianças.
O Ministério da Saúde do Brasil informou que um total de 312 municípios do país correm o risco de enfrentar um surto de poliomielite.
O motivo, segundo a pasta, se deve à resistência dos responsáveis em vacinar as crianças. O risco de um surto de poliomielite, doença que não é registrada no país há 28 anos, atinge locais com cobertura vacinal abaixo de 95%.
A situação é mais crítica nos 312 municípios citados pelo ministério, que estão localizados principalmente na Bahia. Nestes lugares, a vacinação não atingiu 50% do público-alvo.
A poliomielite é causada por um vírus que vive no intestino e atinge, em geral, crianças com menos de 4 anos de idade. Adultos, no entanto, também podem ser contaminados. Os sintomas da doença podem ser confundidos com os sintomas de infecções respiratórias e gastrointestinais.
Não há tratamento específico e a transmissão da doença pode ocorrer por meio da saliva e das fezes, além de água e alimentos contaminados. A prevenção ocorre por meio da vacina, que é aplicada gratuitamente nos postos de saúde da rede pública.
A vacina deve ser tomada aos 2, 4 e 6 meses de vida. O primeiro reforço ocorre aos 15 meses e o outro entre 4 e 6 anos de idade. Entre os dias 6 e 31 de agosto será realizada uma Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.
Com informações da Opinião e Notícia