Português   English   Español

Ministra da Noruega defende direito dos cidadãos fumarem

Ministra da Noruega defende direito dos cidadãos fumarem
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Ministra surpreende ao defender que noruegueses fumem, bebam e comam carne “o quanto quiserem”.


A nova ministra para Saúde Pública e Idosos da Noruega causou controvérsia ao defender que as pessoas devem poder comer, fumar e beber “o quanto quiserem”.

Sylvi Listhaug disse que não pretender ser uma “polícia moral” e ditar a forma como as pessoas devem viver:

“Meu ponto de partida em relação a saúde pública é muito simples. Não pretendo ser uma polícia moral e dizer como as pessoas devem levar suas vidas, mas pretendo ajudar as pessoas a obter informações que servirão de base para suas escolhas.”

Ela acrescentou:

“As pessoas devem fumar, beber e comer tanta carne vermelha quanto quiserem. As autoridades podem querer informar a população, mas as pessoas sabem muito bem o que é ou não é saudável.”

Listhaug, ela própria uma ex-fumante, explicou que, atualmente, quem fuma é levado a se sentir como um pária:

“Eles praticamente acham que têm de se esconder, e isso é estúpido. Embora fumar não seja bom, por ser prejudicial à saúde, adultos têm de decidir por si mesmos o que fazer.”

A ministra defendeu que a única coisa que governos devem fazer é fornecer informações para que as pessoas possam fazer escolhas conscientes:

“É por isso que devemos, entre outras coisas, conceber uma estratégia para o tabaco agora, o que ajudará a evitar que jovens comecem a fumar e também pode levar adultos a pararem com o hábito.”

Listhaug é política populista do Partido Progressista, um legenda de direita que faz parte do governo de coalizão liderado pelo Partido Conservador, e já se viu em meio a controvérsias anteriormente, informa a BBC.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...