“Eu acho que tem uma motivação política”, afirmou Albuquerque sobre a greve dos petroleiros.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou, nesta segunda-feira (10), que a greve que afeta a Petrobras tem motivações políticas.
Albuquerque disse que o fechamento da fábrica de fertilizantes de Araucária, no Paraná, é apenas uma desculpa utilizada pela FUP (Federação Única dos Petroleiros), que se iniciou no dia 1º de fevereiro.
Em conversa com o jornal Estadão, Albuquerque declarou:
“O que eles argumentam da motivação, que é a fábrica de fertilizantes de Araucária, é um assunto que já vem sendo tratado há mais de ano. É de conhecimento público que a Petrobrás ia fazer aquele desinvestimento, que aquela fábrica traz um prejuízo para a empresa de R$ 400 milhões por ano. E que não faz parte do plano de negócios da empresa, que foi aprovado pelo Conselho de Administração.”
E acrescentou:
“Da mesma forma ocorreu em Sergipe e na Bahia, com as outras fábricas de fertilizantes, que hoje em dia foram arrendadas para cumprir o seu papel, que não é o papel da Petrobrás, também será feito lá em Araucária. Não tem FUP ou outra central que mude essa decisão.”