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Ministro do TCU suspende publicidade do BB em empresas jovens

Banco do Brasil anuncia programa de desligamento consensual
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Ministro diz que recursos do BB “estão sendo drenados para financiar [quem produz] conteúdo sabidamente falso”.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, determinou, nesta quarta-feira (27), que o Banco do Brasil suspenda parte de seus contratos de publicidade.

A determinação é direcionada para propaganda em sites, blogs, portais e redes sociais, não atingindo empresas concessionárias de serviços de radiodifusão.

A suspensão também não atinge¹ jornais e revistas que existam há mais de 10 anos.

Na decisão, o ministro Bruno Dantas afirma que é gravíssima a acusação feita pelo Ministério Público de Contas de que recursos do Banco do Brasil:

“Estão sendo drenados para financiar sites, blogs e redes sociais que se dedicam a produzir conteúdo sabidamente falso e disseminar fake news e discurso de ódio.”

Em sua decisão, Dantas determina que a suspensão dos anúncios vale até que a Controladoria Geral da União (CGU) edite portaria instituindo um grupo de autorregulamentação publicitária para definir os sites que podem receber os anúncios do banco.

Ainda segundo o ministro, o grupo que decidirá sobre a publicidade do BB deve ter participação das seguintes entidades:

  • Associação Brasileira de Imprensa (ABI);
  • Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ);
  • Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos (ABRAJI);
  • Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT);
  • Associação Nacional das Editoras de Revistas (ANER);
  • Associação Nacional dos Jornais (ANJ);
  • Instituto Palavra Aberta.
Referências: [1]

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