Missão da NASA busca proteger a Terra de asteroides

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

DART: a missão da Nasa para proteger a Terra de asteroides.

Uma missão da NASA estuda cenários onde um asteroide vindo em direção à Terra pode causar grandes estragos ou até mesmo acabar com a existência humana.

A agência espacial americana anunciou, na última terça-feira (5), que vai lançar no próximo mês uma espaçonave para atingir um asteroide — propositalmente — e mudar seu caminho.

Este teste será realizado pela primeira vez como um método de “defesa planetária“.

Batizada de Double Asteroid Redirection Test (DART), a missão terá seu lançamento rumo ao espaço às 1h20 (2h20 horário de Brasília) do dia 24 de novembro.

Um foguete Falcon 9, da SpaceX, será lançado da Base da Força Espacial de Vandenberg, cerca de 80 km a noroeste de Santa Bárbara, na Califórnia.

A espaçonave DART navegará no espaço por mais de um ano antes de atingir Dimorphos no fim de setembro de 2022, quando a dupla de asteroides estará perto o suficiente da Terra — 11 milhões de quilômetros — de modo que os cientistas poderão vê-los.

Vamos garantir que uma rocha vinda do espaço não nos mande de volta à Idade da Pedra“, diz Thomas Statler, cientista da Nasa, no podcast da agência.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.