Português   English   Español

Monte Alto preserva fósseis do período que marca extinção dos dinossauros

Monte Alto preserva fósseis do período que marca extinção dos dinossauros
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Sob a rocha sedimentar do município de Monte Alto, em São Paulo, já foram encontrados fósseis de dinossauros que viveram no país antes da extinção, durante o chamado período Cretáceo Superior, há 100 milhões de anos.


E no mesmo solo ainda estão vestígios de uma aldeia indígena que habitou a região 1 mil anos antes da chegada dos portugueses ao Brasil.

No quintal de casa, na rua, no acostamento da rodovia, em Monte Alto basta um olhar atento para fazer um achado. A cidade de 50 mil habitantes é considerada um dos mais importantes sítios paleontológico e arqueológico do país.

“Somos mundialmente conhecidos pelos fósseis, pelos estudos arqueológicos, porque a gente colabora com as interpretações dos ambientes que existiram há milhares de anos. A gente pode ajudar a escrever a história do planeta”, explica Sandra Tavares, diretora do Museu de Paleontologia.

As primeiras ossadas de dinossauros foram descobertas em Monte Alto na década de 1920, durante a construção da linha férrea.


Estrada de ferro construída no início do século 20 na região de Monte Alto, SP — Foto: Usina Nardini/Arquivo

Atualmente, o Museu de Paleontologia da cidade abriga 1,3 mil exemplares fósseis. Nessa coleção estão fragmentos de quatro dinossauros e de cinco espécies de crocodilos inéditas no mundo, além de tartarugas e moluscos bivalves de água doce, encontrados no município.


O auxiliar de paleontologia Cledinei Aparecido Francisco mostra fêmur de dinossauro em Monte Alto, SP — Foto: Érico Andrade/G1
Adaptado da fonte G1

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...