Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Monte Alto preserva fósseis do período que marca extinção dos dinossauros

Monte Alto preserva fósseis do período que marca extinção dos dinossauros
COMPARTILHE

Sob a rocha sedimentar do município de Monte Alto, em São Paulo, já foram encontrados fósseis de dinossauros que viveram no país antes da extinção, durante o chamado período Cretáceo Superior, há 100 milhões de anos.

E no mesmo solo ainda estão vestígios de uma aldeia indígena que habitou a região 1 mil anos antes da chegada dos portugueses ao Brasil.

No quintal de casa, na rua, no acostamento da rodovia, em Monte Alto basta um olhar atento para fazer um achado. A cidade de 50 mil habitantes é considerada um dos mais importantes sítios paleontológico e arqueológico do país.

“Somos mundialmente conhecidos pelos fósseis, pelos estudos arqueológicos, porque a gente colabora com as interpretações dos ambientes que existiram há milhares de anos. A gente pode ajudar a escrever a história do planeta”, explica Sandra Tavares, diretora do Museu de Paleontologia.

As primeiras ossadas de dinossauros foram descobertas em Monte Alto na década de 1920, durante a construção da linha férrea.


Estrada de ferro construída no início do século 20 na região de Monte Alto, SP — Foto: Usina Nardini/Arquivo

Atualmente, o Museu de Paleontologia da cidade abriga 1,3 mil exemplares fósseis. Nessa coleção estão fragmentos de quatro dinossauros e de cinco espécies de crocodilos inéditas no mundo, além de tartarugas e moluscos bivalves de água doce, encontrados no município.


O auxiliar de paleontologia Cledinei Aparecido Francisco mostra fêmur de dinossauro em Monte Alto, SP — Foto: Érico Andrade/G1
Adaptado da fonte G1

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE