Mourão diz que militares estarão na reforma da Previdência

Português   English   Español
Mourão diz que militares estarão na reforma da Previdência
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão disse nesta quinta-feira (10) que a reforma da Previdência a ser enviada ao Congresso abrangerá as Forças Armadas.

Em entrevista ao jornal “Estadão“, Hamilton Mourão concordou com colegas militares de que a carreira tem características peculiares, mas fez uma ressalva.

O vice-presidente da República afirmou que a proposta que modificará as regras para se aposentar no Brasil deve incorporar o aumento da exigência do tempo de contribuição da categoria, de 30 para 35 anos, além do pagamento de contribuição por parte das pensionistas.

Mourão afirmou que o governo do presidente Jair Bolsonaro pode propor ao Congresso uma reforma “dura” ou “soft”.

Ele sugeriu, entretanto, que, seja qual for o modelo adotado, os militares também terão que contribuir.

O vice-presidente, segundo o “UOL“, afirmou:

Um aumento do tempo de serviço vai redundar numa distribuição linear entre os diferentes postos de graduação.

E acrescentou:

Num primeiro momento, esse aumento vai variar num espaço entre 30 e 35 anos. Seria o novo patamar a ser atingido. E hoje a pensionista não paga nada. Ela passaria a contribuir.

Ajustes Anteriores

No Brasil, as regras atuais permitem que militares, homens e mulheres, se aposentem com salário integral após 30 anos de serviços prestados. As pensões para dependentes são integrais, mas deixam de ser pagas aos 21 anos. Na reforma mais recente, feita em 2001, ficou extinta a pensão vitalícia para filhas a partir daquela data, informa o “UOL“.

Todos os militares que ingressaram antes de 2001, no entanto, puderam manter o benefício vitalício para as filhas com contribuição adicional equivalente a apenas 1,5% da sua remuneração.

A reforma feita em 2001 também acabou com outros benefícios, como o acúmulo de duas pensões ou a remuneração equivalente a dois postos acima na carreira, mediante contribuição maior.

SIGA A RENOVA

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

Veja também...

SIGA A RENOVA