Português   English   Español

MP de Roraima pede intervenção em prisões do estado

MP de Roraima pede intervenção em prisões do estado

O Ministério Público (MP) de Roraima divulgou nesta quinta-feira (8) nota na qual pede intervenção federal no sistema prisional do estado.

O pedido de intervenção foi feito na quarta-feira (7) pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Segundo a PGR, a medida é necessária por causa das péssimas condições das unidades prisionais e da falta de atuação das autoridades estaduais.

O Ministério Público estadual informou que vem monitorando a situação por meio de um grupo criado depois das chacinas da Penitenciária Agrária de Monte Cristo (Pamc), em outubro de 2016 e janeiro de 2017, que terminaram com 33 detentos mortos.

“Ocorre que, passados quase dois anos das barbáries praticadas dentro da Pamc, nenhuma providência efetiva foi adotada pelo governo estadual para o restabelecimento da ordem no sistema penitenciário.”

Frente à inação do governo estadual, continua o comunicado, as unidades são dominadas pelo crime organizado, “instalando-se um cenário de guerra, com prática de atos de barbárie, como degolamentos, esquartejamentos e mutilações, dentro e fora dos presídios”.

De acordo com o Ministério Público, essa realidade se manifesta também em centros socioeducativos do estado, onde muitos adolescentes são filiados a grupos criminosos.

 

Adaptado da fonte EBC

Deixe seu comentário

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter