Muçulmanos também problematizaram o filme Pantera Negra

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Líder islâmico diz que a película cinematográfica “perpetua a tendência de centenas de filmes em descrever os muçulmanos como predadores sexuais sanguinários”.

Ao invés de ser visto como mero entretenimento, a politização de algumas questões levantadas pelo filme Pantera Negra ganharam espaço na mídia desde o seu lançamento.

De acordo com informações do Gospel Prime:

Agora que chega a diferentes países, uma das cenas logo no início do filme está rendendo acusações de “islamofobia”. A personagem Nakia (Lupita Nyong’o) está em um caminhão onde terroristas islâmicos transportam mulheres sequestradas na Nigéria.

Pantera Negra (Chadwick Boseman) surge em cena para libertá-la. Um dos homens aponta uma arma para a cabeça de uma das mulheres e diz “Wallahi (por Allah) vou atirar nela agora”. Em poucos minutos, os sequestradores obviamente islâmicos estão mortos e as mulheres retiram os lenços (hijab) que eram forçadas a usar para cobrir a cabeça.

Embora nem de perto essa seja a tônica do filme e os sequestros de mulheres cristãs na Nigéria por terroristas islâmicos seja uma realidade amplamente documentada pela mídia, alguns líderes muçulmanos defendem contrariedade por verem muçulmanos serem retratados como “vilões”.

O professor Sherene Razack, da Universidade de Toronto, chamou a cena de “perpetuação do estereótipo do homem muçulmano bárbaro, da mulher muçulmana oprimida e dos não muçulmanos em perigo”.

O jornalista Faisal Kutty chamou a representação dos muçulmanos de “estímulo à islamofobia”. Segundo ele, isso apenas “contribui e reforça as visões pobres e estereotipadas de Hollywood sobre o islamismo e os muçulmanos”.

O líder islâmico Sami Aziz lamentou que “Pantera Negra perpetua a tendência de centenas de filmes em descrever os muçulmanos como predadores sexuais sanguinários”

 

Leia o restante da matéria no site do Gospel Prime

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.