Português   English   Español

Mulheres do Irã antes e depois da revolução islâmica

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Redes sociais ressuscitam imagens do passado ocidentalizado do país para criticar o atual regime.


Mais de 20 pessoas já morreram nas manifestações populares contra o regime iraniano, que acontecem no país desde 29 de dezembro de 2017.

Nas redes sociais, muitos usuários também estão ativos, utilizando uma fórmula que já tinha sido testada em outras ocasiões: lembrando como era o país na década de 70, especialmente para as mulheres, e como é agora.

https://twitter.com/terribxo_/status/947184834266456065

“À esquerda, várias imagens da minha mãe no Irã com amigos e familiares antes da revolução. À direita, com um xador preto após a revolução. Estou com o povo do Irã contra a ditadura islâmica”, diz Terri Bee autora de uma das mensagens mais compartilhadas.

A diferença para as mulheres entre o Irã dos anos 70 e o atual é visível. As imagens transmitem o contraste entre mulheres usando jeans e com a cabeça descoberta, ou até de biquíni, com a roupa habitual da após a Revolução islâmica no Irã. No mínimo, o hijab (véu) nunca pode faltar.

Qualquer governo controlado por clérigos religiosos é um governo manchado e corrupto… Irã em 1970.

Como era o Irã antes da Revolução Islâmica

Em outras ocasiões nas quais o Irã tomou as notícias, circularam pela Internet fotos de como se vestiam as iranianas antes e depois da revolução de 1979.

Com informações de: (1)

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...