“Não tem nada de estranheza”, afirmou o ministro Pontes sobre os dados do desmatamento.
O ministro da Ciência, Comunicações e Tecnologia, Marcos Pontes, falou, nesta sexta-feira (9), sobre o alerta de desmatamento na Amazônia, que apontou para um aumento dos registros no meio no ano.
Segundo dados divulgados nesta semana pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado à pasta comandada pelo ministro, as áreas com alerta de desmatamento na Amazônia Legal, que inclui 9 estados, tiveram um aumento de 278% em julho, em comparação ao mesmo mês de 2018.
Segundo o site G1, Pontes afirmou:
“Se você olhar dados do Deter ao longo de vários anos, você vai ver que ele funciona de uma forma cíclica, e no meio do ano é normal ter um aumento destes dados. Então, não tem nada de estranheza [no aumento dos registros].”
E acrescentou:
“Você tem uma conta de água ali que é 50, 60, 50, 60, de repente quando você um 200 você vai ver: ô… esquisito isso aqui. Vai ligar pra empresa. Normal, certo? Agora pra quem conhece os dados, se você olhar os dados do Deter, não só um mês porque isso não significa absolutamente nada. Mesmo porque o Deter, ele não é usado pra desmatamento, é só um alerta, né, para possível desmatamento.”