“Acreditamos que eles poderiam ter impedido isso na fonte”, diz Trump sobre o coronavírus.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, voltou a enfatizar, nesta segunda-feira (27), que a China poderia ter contido o coronavírus antes que ele se espalhasse pelo planeta.
Em coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump disse que seu governo está conduzindo “investigações sérias” sobre o que aconteceu:
“Estamos fazendo investigações muito sérias… Não estamos felizes com a China. Há muitas coisas pelas quais eles podem ser responsabilizados.”
E, segundo a agência Reuters, acrescentou:
“Acreditamos que eles poderiam ter impedido isso na fonte. Poderiam ter impedido que se espalhasse tão rápido e não se espalharia por todo o mundo.”
Na última semana, o chanceler norte-americano Mike Pompeo disse que os EUA “acreditavam fortemente” que Pequim falhou em informar o mundo sobre os perigos do novo coronavírus.
O Ministério das Relações Exteriores da China, obviamente, nega todas as acusações dos EUA.