O Telescópio Hubble, da NASA, captou imagens de uma rocha espacial que está, literalmente, se desfazendo.
O asteroide foi descoberto há décadas, mas, a partir de janeiro, astrônomos perceberam que ele estava se transformando em um cometa ao desenvolver uma cauda.
Com o tempo, ele ganhou o nome de 6478 Gault e foi registrado com o tamanho de 4 km de largura. Entretanto, a rocha começou a se partir e já não se sabe que fim terá.
Em novembro passado, segundo o Canal Tech, os cientistas viram sinais de que algo estava mudando, mas foi só no começo desse ano que perceberam que havia uma cauda de poeira semelhante a um cometa, que se estendia por mais de 400.000 quilômetros.
Na época, alguns astrônomos sugeriram que uma colisão com outro objeto poderia ter feito o asteroide começar a mudar, mas um novo artigo de uma equipe internacional de pesquisadores conclui que o Gault estava realmente pronto para desmembrar-se e, talvez, não causar nenhum impacto.
Active asteroid 6478 Gault last night from the @INGLaPalma after discovery by @TheGenghisKen @fallingstarIfA . The ejected dust extends > 400,000 km, more than the Earth-Moon distance.
— Alan Fitzsimmons (@FitzsimmonsAlan) January 12, 2019
From observations by @astrostevanus and @Sun_d_citizen @AstroQUB pic.twitter.com/Xc1ByV4OhJ