As ações da Petrobras no combate à corrupção começam a ser reconhecidas por investidores europeus.
O maior fundo de pensão da Noruega anunciou a retomada dos negócios com ações da Petrobras. A decisão acontece três anos depois de banir a estatal brasileira do seu portfólio de ativos.
O Fundo KLP concluiu que houve um “fortalecimento da governança corporativa” a partir da adoção de medidas internas de vigilância, controle e fiscalização, destaca O Globo.
Sob pressão da comunidade internacional, a Petrobras decidiu, a partir de meados de 2016, realizar mudanças estruturais.
A estatal transferiu do papel para vida real um programa de ética, disciplina e de práticas corporativas de prevenção aos atos lesivos ao patrimônio, conflitos de interesses, nepotismo, “brindes”, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
Os resultados começam a ser vistos e reconhecidos por gestores patrimoniais independentes, como os do maior fundo de pensão da Noruega.