Português   English   Español

Nova câmera pode fotografá-lo a 45 km de distância

Nova câmera pode fotografá-lo a 45 km de distância

A fotografia de longa distância na Terra é um desafio complicado. Capturar luz suficiente de um sujeito a grandes distâncias não é nada fácil.


Quando a distância é muito longa, a atmosfera introduz distorções que podem arruinar a fotografia; o mesmo acontece com a poluição, que é um problema típico das grandes cidades.

Isso dificulta a captura de qualquer tipo de imagem a uma distância de poucos quilômetros (supondo que a câmera esteja montada suficientemente acima do solo para lidar com a curvatura da Terra).

Mas nos últimos anos, os cientistas começaram a explorar fotodetectores sensíveis para conseguir fotografias muito melhores. Esses detectores são tão sensíveis que podem captar fótons individuais e usá-los para juntar imagens de objetos a até 10 quilômetros de distância.

No entanto, os físicos conseguiram melhorar ainda mais. Zheng-Ping Li e seus colegas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Xangai, conseguiram fotografar pessoas a até 45 quilômetros de distância em um ambiente urbano infestado de poluição.

A técnica dos chineses usa detectores de fótons combinados com um algoritmo de geração de imagens computacional exclusivo que gera fotografias com resolução altíssima unindo os pontos de dados, informa o Technology Review.

A grande vantagem deste tipo de imagem ativa é que os fótons refletidos do indivíduo retornam ao detector dentro de uma janela de tempo específica dependendo da distância. Portanto, qualquer fóton que chegar fora dessa janela pode ser ignorado.

Esse “bloqueio” reduz drasticamente o ruído criado por fótons indesejados de outras partes do ambiente. E isso permite que os sistemas que capturam a imagem sejam altamente sensíveis e específicos à distância.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...