Nova espécie humana descoberta nas Filipinas

Idiomas:

Português   English   Español
Nova espécie humana descoberta nas Filipinas
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A nova espécie humana foi batizada de Homo luzonensis pelos pesquisadores.


Analisando treze restos fósseis — dentes, falanges do pé e da mão, fragmentos de fêmur — encontrados na caverna de Callao, nas Filipinas, pesquisadores acreditam ter descoberto uma nova espécie humana.

Apresentando características morfológicas singulares, a nova espécie viveu na ilha de Luçon há mais de 50.000 anos, durante o Pleistoceno (entre 2,5 milhões e 11,7 mil anos), conforme anúncio feito nesta quarta-feira (10) pela revista Nature.

A nova espécie, batizada de Homo luzonensis, apresenta ao mesmo tempo “elementos e características muito primitivas semelhantes aos do Australopithecus e outras, modernas, próximas aos do Homo sapiens”, ressalta Florent Detroit, paleoantropólogo do Museu do Homem e principal autor do estudo.

Através de uma análise inicial dos fósseis, já se tinha percebido que estes ossos pertenciam ao gênero Homo. Contudo, não se sabia de qual espécie.

Agora, a equipe de cientistas comparou todos os ossos encontrados na gruta de Callao com os ossos de outros hominídeos. Segundo os registos fósseis, os hominídeos surgiram há entre seis e sete milhões de anos em África e o fóssil mais antigo encontrado na Eurásia tem 1,8 milhões de anos.

Concluiu-se que os ossos tinham características mais primitivas – como as do gênero Australopithecus – e mais modernas – como as da nossa espécie.

Newsletter RENOVA

Receba gratuitamente as principais notícias do Brasil e do Mundo por email.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

Veja também...