Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Nova fase da Lava Jato mira propinas em contratos de navios da Petrobras

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Senador diz que criminosos tentam barrar o combate à corrupção
COMPARTILHE

As delações foram apresentadas ao MPF por lobistas que atuavam junto à estatal.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (23), a 75ª fase da operação “Lava Jato”, denominada “Boeman”. 

Cerca de 50 agentes cumprem 25 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Sergipe. Também foram expedidas ordens para bloqueio de valores dos investigados.

A ofensiva tem como base delação que revelou supostos crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro durante o processo bilionário de contratação pela Petrobras do fornecimento de navios lançadores de linha (PLSV). 

As informações foram apresentadas ao Ministério Público Federal por lobistas que atuavam junto a funcionários da estatal petrolífera e agentes políticos com influência na companhia, destaca o portal Terra.

Os investigadores da PF apuraram que um dos alvos supostamente obteve indevidamente informações privilegiadas junto a setores técnicos da Petrobras para a formulação das propostas vencedoras da licitação. 

Já os lobistas delatores teriam ficado responsáveis por garantir, por meio de contatos políticos, que as empresas estrangeiras viessem a ser incluídas no processo competitivo.

Em paralelo às investigações, a PF recebeu informações de que autoridades da Holanda também conduziam investigações relacionadas a “ilicitudes perpetradas para o fornecimento dos navios lançadores de linha (PLSV)”.

“As empresas estrangeiras vencedoras da licitação, posteriormente, subcontrataram uma companhia holandesa para execução do serviço licitado, a qual era representada por um dos empresários brasileiros investigado, e que, em virtude dos acertos espúrios, também realizou pagamentos ilícitos aos envolvidos”, registrou a PF em nota..

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram