Português   English   Español
Português   English   Español

Novo dispositivo gera energia a partir da escuridão

Novo dispositivo gera energia a partir da escuridão

Um novo dispositivo para geração de energia foi desenvolvido. A invenção funciona de maneira oposta aos painéis solares.

Uma equipe de cientistas de três universidades dos Estados Unidos desenvolveu um dispositivo que funciona a partir de diferenças de temperatura registradas nas duas faces de uma cerâmica com propriedades condutivas surpreendentes.

Ao invés de produzir eletricidade por meio da obtenção de calor do Sol durante o dia, a nova tecnologia gera a energia a partir da escuridão da noite. Entre as aplicações previstas para o dispositivo é que ele possa ser usado para carregar sensores e no funcionamento de lâmpadas em regiões remotas.

Durante os testes, os cientistas geraram uma quantidade de energia de 25 miliwatts por m² e fazer funcionar um díodo capaz de emitir luz.

O site Tec Mundo apresentou mais detalhes sobre o dispositivo.

  • O lado que fica voltado para baixo é aquecido pelo ar que circula muito próximo da superfície do local onde o aparelho é instalado, enquanto que o lado de cima (e que fica voltado para o céu noturno) é naturalmente resfriado.
  • Essa perda de calor ocorre conforme a superfície irradia energia em uma frequência que viaja através da atmosfera e é liberada no espaço. O movimento cria uma diferença de temperatura entre a parte superior e a inferior do material cerâmico de 2 °C.
  • Essa dinâmica faz com que os elétrons se movam de uma face a outra do dispositivo, produzindo uma pequena corrente elétrica.

Compartilhe_

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários_

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias_

Newsletter

Inscreva seu email na RENOVA para receber atualizações diárias com as últimas notícias do Brasil e do mundo.

Nome:

Email: