Novos protestos da Nicarágua deixam pelo menos 1 morto e vários feridos

Protestos neste sábado (2) na cidade de Masaya, na Nicarágua, deixaram pelo menos um morto e vários feridos.

Confrontos entre manifestantes e forças de segurança terminaram com vários presos e patrimônio público depredado, segundo um organismo de direitos humanos.

‘Há um morto, feridos, detidos. Estamos em fogo cruzado’, disse à AFP o presidente da Associação Nicaraguense de Proteção a Direitos Humanos (ANPDH), Álvaro Leiva.

De acordo com informações do BOL:

Os distúrbios foram registrados nas primeiras horas do sábado, quando as forças de ordem e civis tentavam desbloquear ruas nessa cidade, 30 quilômetros de Manágua.

Leiva informou que se coordenava com as autoridades a libertação de 22 pessoas que foram detidas embora não participassem dos protestos.

Desde uma caminhonete houve um “ataque com disparos a barricadas” localizadas no parque San Miguel e os que estavam ali responderam com morteiros, conseguindo que os atiradores se retirassem, segundo um testemunho de um morador por Whatsapp.

Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (1) por uma ONG, mais de cem manifestantes já foram mortos na repressão das forças de segurança do governo da Nicarágua.

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia