Quase 300 ataques com bomba foram relatados à polícia da Suécia apenas no ano passado.
A violência de gangues envolvidas com o tráfico na Suécia gerou um aumento de 60% no número de detonações de bombas em 2019.
As estatísticas foram divulgadas na última semana pelo governo, que colocou mais policiais em patrulha para livrar as ruas de explosivos e armas.
A Suécia já foi um dos países mais seguros do mundo, mas o cenário começou a mudar após abrir as portas indiscriminadamente para milhares de imigrantes ilegais.
O país agora sofre com uma onda de tiroteios e atentados, que a polícia associa a conflitos de gangues nas principais cidades.
Cerca de 257 ataques com bomba foram relatados à polícia em 2019, contra 162 no ano anterior, de acordo com as estatísticas do Conselho Nacional de Prevenção ao Crime.
A insatisfação pública por causa da elevação da violência no país nórdico forçaram o governo a aumentar os gastos com segurança e a lançar um programa para combater o crime organizado, informa a agência Reuters.