Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Número de municípios enviando resíduos a lixões cai no Brasil

Meio Ambiente repassa R$ 230 milhões para combate aos lixões
COMPARTILHE

Descarte incorreto de resíduos apresentou uma redução de 3,2 mil para 2,7 mil cidades do #Brasil.

A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) mapeou a destinação dos resíduos sólidos em cada um dos 5.570 municípios do Brasil

A iniciativa constatou que 2,7 mil cidades continuam descartando os resíduos incorretamente em locais como lixões. 

O número representa um avanço em relação ao primeiro trimestre do ano, quando 3.257 municípios davam destinação incorreta aos resíduos sólidos. 

O presidente da Abetre, Luiz Gonzaga, destacou que a mudança foi impulsionada pelos prazos estabelecidos no novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho: 

“Com a promulgação do Marco Legal do Saneamento, nós verificamos que os novos prazos foram dados, e os prefeitos começaram a trabalhar em cima deles. Uma das coisas que a gente notou é que havia uma quantidade importante de prefeitos que não poderiam se reeleger e não queriam deixar o município em situação irregular, sob pena de aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal.” 

Gonzaga acrescentou: 

“Verificamos que muitos prefeitos contrataram aterros privados próximos dos seus municípios. Antes, eles não queriam ter esse ônus, mas essa questão da responsabilidade fiscal levou a isso. Outra coisa que verificamos é que começaram a surgir pedidos de organismos estaduais de meio ambiente, o que também contribuiu para que a situação fosse aos poucos se transformando.” 

O levantamento da Abetre também contabilizou que 2.707 municípios dão destinações finais consideradas adequadas aos resíduos sólidos, isto é, em aterros sanitários privados, municipais ou intermunicipais, ou aterros em vala.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE