Português   English   Español

Apoie o jornalismo independente!

O colapso da cidade turística de Patanemo, na Venezuela

O colapso da cidade turística de Patanemo, na Venezuela
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A economia de subsistência contrasta fortemente com os anos de boom do petróleo, quando a abundância se infiltrou nas regiões mais remotas do que já foi a nação mais rica da América Latina.


Na outrora movimentada cidade de Patanemo, localizada no Estado de Carabobo, o turismo evaporou nos últimos dois anos, à medida que a crise econômica da Venezuela se aprofundou e a deterioração dos serviços deixou os visitantes com medo de viajar até o local.

Também se foram os comerciantes que andavam pelas areias da praia vendendo roupas de banho e empadas, informa a agência Reuters.

Hoje em dia, a cidade litorânea, ladeada por colinas cobertas de florestas, recebe um tipo diferente de visitante: pessoas que andam 10 minutos de uma cidade próxima carregando arroz, bananas ou bananas na esperança de trocá-las pelos peixes dos pescadores.

Com notas bancárias inutilizadas pela hiperinflação e sem acesso fácil aos terminais de cartão de crédito, os moradores de Patanemo dependem principalmente do escambo.

Esta é apenas uma entre um número crescente de cidades venezuelanas que se isolam à medida que a economia do ditadura de Nicolás Maduro implode em meio ao colapso social e político.

Dos picos dos Andes às sufocantes savanas do sul da Venezuela, o colapso dos serviços básicos, incluindo energia, telefone e internet, deixou muitas cidades lutando para sobreviver.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...