O que a nova sonda da Nasa em Marte revelará sobre o planeta

Português   English   Español
O que a nova sonda da Nasa em Marte revelará sobre o planeta
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A Nasa, a agência espacial americana, conseguiu fazer pousar com sucesso nesta segunda-feira (26) um robô que investigará o interior de Marte em uma incursão inédita.

O projeto de incursão nas profundezas do “planeta vermelho” torna-o o único a ser examinado desta maneira.

A sonda desembarcou em uma planície conhecida como Elysium Planitia, perto do equador marciano.

 

Qual o diferencial dessa missão?

Esta será a primeira sonda a dedicar-se à compreensão sobre o interior de Marte.

Os cientistas querem saber como são as profundezas do planeta – do seu núcleo à crosta. A InSight tem três planos principais para atingir esse objetivo.

O primeiro envolve um pacote de sismógrafos franco-britânicos que buscarão ouvir “Marsquakes” (em tradução livre, tremores localizados em Marte). Essas vibrações revelarão onde estão as camadas rochosas e de que são feitas.

Em outra frente, uma “toupeira” alemã escavará até 5 metros no solo para medir a temperatura do planeta. Isso dará uma ideia do quanto Marte ainda é ativo.

E um terceiro experimento usará transmissões de rádio para determinar com muita precisão como o planeta está oscilando em seu eixo.

 

Por que precisamos saber disso?

Os cientistas entendem muito bem como o interior da Terra está estruturado e têm alguns bons modelos para descrever o início dessa formação no nascimento do Sistema Solar, há mais de 4,5 bilhões de anos.

Investigações sobre Marte poderão dar aos pesquisadores uma perspectiva diferente sobre como o planeta rochoso pode ter se estruturado e evoluído ao longo do tempo.

O cientista-chefe da InSight, Bruce Banerdt, explicou:

Os pequenos detalhes sobre como os planetas evoluem são o que pensamos fazer a diferença entre um lugar como a Terra, onde você pode sair de férias e se bronzear, e um lugar como Vênus, em que você será queimado em uma questão de segundos. Ou um lugar como Marte, em que você congelaria.

 

Adaptado da fonte G1
SIGA A RENOVA

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

Veja também...