Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

O que é spoofing, nome da operação da PF contra o hacker de Moro

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
O que e spoofing, nome da operação da PF contra o hacker de Moro

O spoofing se tornou uma das práticas mais utilizadas por criminosos cibernéticos para obter acesso a aparelhos eletrônicos.

A Polícia Federal nomeou a operação lançada contra envolvidos na invasão do celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, como “spoofing”.

Mas você sabe o que o termo spoofing significa?

O termo spoofing vem do inglês, especificamente do termo “spoof” e originalmente significava apenas “fingir” ou “imitar” e não tinha uma conotação negativa, mas no jargão tecnológico, assumiu o significado de fazer falsificação, informa o site Host Midia.

De acordo com nota da Comunicação Social da PF, divulgada nesta terça-feira (23), “spoofing é um tipo de falsificação tecnológica que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é”.

Por exemplo, como explicou a empresa Avast, “hackers podem fazer um spoofing de e-mail, enviando a você mensagens que pareçam vir de alguém em quem você confia como forma de fazê-lo fornecer dados sigilosos. Ou então eles podem realizar o spoofing de IP e DNS para tentar fazer com que sua rede direcione você para sites fraudulentos que vão infectar seu computador”.

O spoofing também é utilizado para aplicar golpes no mercado financeiro e imobiliário. Em março de 2018, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou pela primeira vez um investidor por spoofing, como informou a revista Exame.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email