Português   English   Español

O que fazer ao notar problemas na urna eletrônica?

Se a urna eletrônica apresentar algum problema durante a votação neste domingo (7) o eleitor deve informar a um dos mesários para que a falha seja resolvida o mais rápido possível.

A Justiça Eleitoral tem uma lista de ações que devem ser adotadas em caso de problema com as urnas eletrônicas. Essas regras estão definidas em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A situação deve ser registrada na ata da seção eleitoral, mesmo que o problema seja resolvido rapidamente.

Se o problema impedir a finalização do voto e o mesário se recusar a fazer o registro da situação, o eleitor deve comunicar isso ao presidente da mesa receptora e ao Juiz Eleitoral. A votação deve ser suspensa até que o problema seja registrado na ata.

Para irregularidades que não sejam das urnas, mas do ambiente de votação, tais como boca de urna e outros, a orientação é para que o eleitor ligue para a polícia.

Também é recomendado que os eleitores compareçam aos locais de votação às 17h para fotografar os respectivos boletins de urna.

Muitos eleitores estão denunciando problemas na hora de votar neste domingo (7). O candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, Flavio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, também divulgou um vídeo de uma máquina apresentando problemas.

Até o momento, 310 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas, conforme noticiado pela Renova Mídia.

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter