Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

O que fazer ao notar problemas na urna eletrônica?

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
O que fazer ao notar irregularidades na urna eletrônica?

Se a urna eletrônica apresentar algum problema durante a votação neste domingo (7) o eleitor deve informar a um dos mesários para que a falha seja resolvida o mais rápido possível.

A Justiça Eleitoral tem uma lista de ações que devem ser adotadas em caso de problema com as urnas eletrônicas. Essas regras estão definidas em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A situação deve ser registrada na ata da seção eleitoral, mesmo que o problema seja resolvido rapidamente.

Se o problema impedir a finalização do voto e o mesário se recusar a fazer o registro da situação, o eleitor deve comunicar isso ao presidente da mesa receptora e ao Juiz Eleitoral. A votação deve ser suspensa até que o problema seja registrado na ata.

Para irregularidades que não sejam das urnas, mas do ambiente de votação, tais como boca de urna e outros, a orientação é para que o eleitor ligue para a polícia.

Também é recomendado que os eleitores compareçam aos locais de votação às 17h para fotografar os respectivos boletins de urna.

Muitos eleitores estão denunciando problemas na hora de votar neste domingo (7). O candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, Flavio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, também divulgou um vídeo de uma máquina apresentando problemas.

Até o momento, 310 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas, conforme noticiado pela Renova Mídia.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias