Português   English   Español

O ‘Socialismo do Século XXI’ é a causa do colapso da Venezuela

Entender a Venezuela atual requer voltar pouco mais de 30 anos no tempo e compreender que a sua crise não é só econômica, mas também fruto de um conturbado processo político.

Apesar de no século XX não ter caído na mão de ditadores, como seus vizinhos da América do Sul, a Venezuela saiu de um período de relativa prosperidade financeira e política para uma crise na década de 1980, em decorrência da queda de preço do petróleo.

A população protestou de diversas formas contra o governo, até Hugo Chavéz, em 1992, tentar um golpe militar. Não deu certo e o país continuou se afundando.

O “comandante” voltou em 1998, agora através das urnas, e tornou-se presidente de uma nação em crise e completamente dividida.

No início dos anos 2000, ainda fazendo ajustes fiscais, Chavéz sofre uma tentativa de golpe da mídia, empresariado e políticos venezuelanos. Mais uma vez não deu certo.

A oposição fez outras tentativas de tirar Chavéz do poder, todas mal sucedidas. Ele se fortaleceu, baniu meios de comunicação, perseguiu opositores e concentrou ainda mais o controle do país em torno de si.

Agora mais poderoso, por volta de 2005, ele começa o seu “Socialismo do Século XXI“, segundo suas próprias palavras.

Mercados e empresas foram nacionalizadas, terras expropriadas e o mercado fechado. Preços foram controlados — causando o início do desabastecimento — e reservas cambiais foram queimadas. A moeda desvalorizou e a inflação disparou. Em 2018, como você viu na RENOVA, passou da casa do 1 milhão.

Resumindo: a crise venezuelana é a consequência de uns 30 anos de crise política e de umas medidas econômicas que deram certo em lugar nenhum do mundo, mas que muitos políticos e economistas teimam ainda em fazer.

.

Siga-me nas redes sociais: Instagram pessoal e Contextualize

Inscreva-se em meu canal no YouTube: Contextualize

Os pontos de vista expressos neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente a posição da RENOVA Mídia.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Curta a RENOVA!