Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Obama também usou Facebook para influenciar eleitores

COMPARTILHE

Após passar mais de um ano tentando nos convencer que Trump só foi eleito por causa da Rússia, agora a grande mídia tenta vender a narrativa de que o uso indevido das redes sociais foi a causa da vitória do atual presidente dos Estados Unidos.

O uso de dados pessoais de usuários do Facebook e de outras redes sociais para seduzir eleitores não é novidade. Barack Obama fez uso disso em 2008 e mais ainda em 2012, quando buscava sua reeleição.

O professor da Universidade de Rutgers em Nova Jersey e autor de um estudo sobre o tema, Chirag Shah, explica que, em 2008, os dados coletados permitiram ao jovem senador Obama analisar os Estados Unidos e elaborar seu programa.

Quatro anos depois, recorda Victoria Farrar-Myers, professora de Ciência Política da Universidade Metodista Meridional, no Texas, a equipe de campanha do presidente democrata usou os dados para convencer os que haviam votado em 2008, mas não estavam certos de fazê-lo novamente, especialmente os mais jovens.

O método usado se chama “micro-targeting”, ou “micro-marketing”, e, na realidade, data dos anos 1970, muito antes da Internet. Ele permite identificar por meio de informações pessoais “um tema que os motive” e “leve (os eleitores) às urnas”, explica.

Não se trata tanto de fazer o eleitor mudar de opinião, mas de estimulá-lo a ir votar, já que a mobilização de cada grupo é muitas vezes determinante.

A campanha de Trump também recorreu à “micro-targeting” (ou “microssegmentação”) em 2016, principalmente graças aos dados coletados pela Cambridge Analytica.

 

Com informações de: [ZH]

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE