Obama preocupado com governos direitistas da Hungria e Polônia

Idiomas:

Português   English   Español
Obama preocupado com governos direitistas da Hungria e Polônia
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, projetou um cenário sombrio da vida política americana, durante palestra na Dinamarca, na sexta-feira (28).

Obama disse estar preocupado com as democracias ocidentais tomadas pelas “fake news” e pela ascensão do nacionalismo.

“Estou suficientemente preocupado com as tendências internacionais e americana para me manifestar”, declarou o ex-presidente diante de uma plateia de líderes empresariais e de estudantes.

Barack Obama acrescentou:

Quando você começa a ver que a nossa política não se baseia mais nos fatos, quando você começa a ver um debate que é motivado apenas por impulsos raciais, ou nacionalistas, quando você começa a ver a rejeição da ciência, do conhecimento e da lógica na política (…), isso mostra que, agora, não temos mais uma política que persiga nossas melhores tradições.

Relativamente discreto desde que deixou a Casa Branca em 20 de janeiro de 2017, ele evitou se referir diretamente a seu sucessor, Donald Trump.

“Nos Estados Unidos, nós temos, talvez, mais abalos e mudanças do que esperávamos”, afirmou, conseguindo risos dos presentes.

Dizendo-se preocupado com a falta de engajamento da população na vida pública, ele lembrou da importância “nos Estados Unidos, na Europa e em outros países de lutar (…) para afirmar os ideais da nossa Constituição”.

Aproveitando o embalo, o ex-presidente norte-americano também demonstrou preocupação com o fortalecimento de nações conservadoras em território europeu.

Obama declarou:

Quando uma população é passiva e mal informada e não presta atenção, é aí que mora o maior perigo. […] Há uma verdadeira urgência que a gente veja o que está acontecendo na Polônia, por exemplo, ou na Hungria.

 

Adaptado da fonte AFP

Newsletter RENOVA

Receba diariamente as últimas notícias do Brasil e do Mundo.

Curta e compartilhe esta notícia

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário

Veja outras notícias em destaque