Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Obama preocupado com governos direitistas da Hungria e Polônia

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Obama preocupado com governos direitistas da Hungria e Polônia

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, projetou um cenário sombrio da vida política americana, durante palestra na Dinamarca, na sexta-feira (28).

Obama disse estar preocupado com as democracias ocidentais tomadas pelas “fake news” e pela ascensão do nacionalismo.

“Estou suficientemente preocupado com as tendências internacionais e americana para me manifestar”, declarou o ex-presidente diante de uma plateia de líderes empresariais e de estudantes.

Barack Obama acrescentou:

Quando você começa a ver que a nossa política não se baseia mais nos fatos, quando você começa a ver um debate que é motivado apenas por impulsos raciais, ou nacionalistas, quando você começa a ver a rejeição da ciência, do conhecimento e da lógica na política (…), isso mostra que, agora, não temos mais uma política que persiga nossas melhores tradições.

Relativamente discreto desde que deixou a Casa Branca em 20 de janeiro de 2017, ele evitou se referir diretamente a seu sucessor, Donald Trump.

“Nos Estados Unidos, nós temos, talvez, mais abalos e mudanças do que esperávamos”, afirmou, conseguindo risos dos presentes.

Dizendo-se preocupado com a falta de engajamento da população na vida pública, ele lembrou da importância “nos Estados Unidos, na Europa e em outros países de lutar (…) para afirmar os ideais da nossa Constituição”.

Aproveitando o embalo, o ex-presidente norte-americano também demonstrou preocupação com o fortalecimento de nações conservadoras em território europeu.

Obama declarou:

Quando uma população é passiva e mal informada e não presta atenção, é aí que mora o maior perigo. […] Há uma verdadeira urgência que a gente veja o que está acontecendo na Polônia, por exemplo, ou na Hungria.

 

Adaptado da fonte AFP

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias