- PUBLICIDADE -

Objeto encontrado no Piauí deixa arqueólogos estupefatos

Objeto encontrado no Piauí deixa arqueólogos estupefatos
- PUBLICIDADE -

Descoberta foi feita por pesquisadores da Missão Franco-Brasileira de Arqueologia.

Com cerca de 24 mil anos de idade, uma ferramenta pode mudar o que pensávamos sobre o momento em que os humanos modernos chegaram à América do Sul pela primeira vez. 

A descoberta foi feita por pesquisadores da Missão Franco-Brasileira de Arqueologia, no Piauí, que trabalha há 10 anos explorando sítios arqueológicos no parque da região Nordeste

O achado está entre os 2,2 mil artefatos encontrados no Vale da Pedra Furada, um sítio arqueológico localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara.

As descobertas foram registradas em março na revista acadêmica PLOS ONE.

A ferramenta de pedra em questão foi fabricada com um tipo de rocha chamada arenito siltoso — uma matéria-prima incomum se compararmos aos demais artefatos encontrados — que são de quartzo ou quartzito.

Ferramenta de pedra mede 21 por 18,5 centímetros (cm) e tem 2,9 cm de espessura | Foto: Divulgação/Eric Boëda et.al

Além disso, o misterioso objeto foi trabalhado com técnicas que eram até então desconhecidas nos sítios arqueológicos paleoamericanos. 

A descoberta arqueológica é um sinal de que houve ocupação humana na América do Sul antes do que se pensava, durante o Último Máximo Glacial, há aproximadamente 26 mil anos.

A nova informação contradiz a teoria mais aceita hoje em dia pelos acadêmicos, de que os Homo Sapiens só chegaram ao continente sul-americano mais recentemente, durante o pós-glacial. 

Além do mais, o achado é um dos mais antigos provenientes de produções ancestrais na América do Sul”, destaca a revista Galileu.

Escavações no sítio arqueológico do Vale da Pedra Furada, no Piauí | Foto: Divulgação/Mario Pino
PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -