O Observatório Espacial Heller & Jung registrou, nesta quinta-feira, 1º de outubro, a queda de um meteoro com luminosidade maior que a Lua na cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha.
O meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 100 km, com o ponto da queda a aproximadamente 114,9 km de Taquara, município também localizado no Rio Grande do Sul.
“O fato que é interessante seria que foi o maior registrado até hoje no Sul desde 2016”, destaca o professor Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor científico da região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).
Ainda de acordo com o professor, o meteoro é um bólido, isto é, fragmento com magnitude igual ou superior a -4 e que, no final, explode.
Números negativos indicam um brilho maior do meteoro, destaca o portal G1.
“Em função da onda de choque que ele produz, há sensação de explosão. Quando ocorre isso, o meteoro possivelmente deixou resquícios, produzindo meteoritos no solo”, acrescenta o professor.
Confira o vídeo:
☄️ ATENÇÃO | RS registra queda de meteoro na madrugada. De acordo com Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, foi um meteoro de grande proporção e magnitude. O meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 100km e a estimativa de estar a cerca de 120 mil km/h. pic.twitter.com/0iHZB9IQDX
— Kelly Matos (@kellymatos) October 1, 2020