Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

OEA confirma manipulação eleitoral de Morales na Bolívia

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
OEA confirma manipulação eleitoral de Morales na Bolívia

“A equipe auditora detectou uma manipulação dolosa das eleições”, sentenciaram os especialistas da OEA.

O relatório final da Organização de Estados Americanos (OEA) sobre as eleições presidenciais de 20 de outubro na Bolívia confirmou “manipulação dolosa” por parte do governo do ex-mandatário Evo Morales.

De acordo com os resultados finais divulgados na sexta-feira, 25 de outubro, Morales havia sido declarado vencedor com 47,08% dos votos, contra 36,51% do adversário Carlos Mesa

Conforme as regras do sistema eleitoral boliviano, Morales foi declarado eleito para um novo mandato sem a necessidade de segundo turno.

Os especialistas da OEA, no entanto, destacaram a impossibilidade de validar os resultados:

“A partir da esmagadora evidência encontrada, é possível dizer que houve uma série de operações maliciosas destinadas a alterar a vontade expressa nas pesquisas.”

A equipe de auditores denunciou ainda a alteração das atas e o redirecionamento do fluxo dos dados para dois servidores ocultos que não eram controlados pelo pessoal do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), o que permitiu “a manipulação de dados e das atas”, informa a agência AFP.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias