Português   English   Español

Onda conservadora cria bancada bolsonarista no Congresso

Candidatos apoiados pelo presidenciável do PSL não só conquistam mandatos no Parlamento como deixam de fora petistas do alto escalão como Dilma Rousseff, Eduardo Suplicy e Lindbergh Farias.

Mesmo sem tempo de tevê, sem alianças partidárias, e com pouco dinheiro para fazer campanha, Jair Bolsonaro (PSL) conseguiu mais de 46% dos votos na eleição presidencial deste domingo (7).

Na disputa por uma vaga no Congresso Nacional, quem abraçou o capitão reformado do Exército conseguiu resultados surpreendentes.

Os brasileiros elegeram neste ano uma bancada verdadeiramente bolsonarista. Basta olhar para São Paulo.

Os dois candidatos que mais votos receberam são do PSL: Eduardo Bolsonaro, filho do presidenciável, e a ex-repórter Joice Hasselmann. Ele teve mais 1,8 milhão de votos. E ela, 1 milhão.

O maior Estado da federação também elegeu, para o Senado e com ampla margem, Major Olímpio Gomes (PSL), um dos mais próximos aliados de Bolsonaro e responsável por seu plano de Governo na área de segurança pública.

Em Minas Gerais, no segundo colégio eleitoral do país, nova vitória de um nome conservador.

O jornalista Carlos Viana (PHS), que conduz programas policiais na rede Record e é conhecido como o “Datena de Minas Gerais”, conseguiu uma das cadeiras para o Senado.

Minas se torna um caso ainda mais emblemático em razão da acachapante derrota da ex-presidenta Dilma Rousseff, que disputava o posto de senadora.

No Rio de Janeiro, o PSL de Bolsonaro elegeu quatro dos dez deputados mais votados: Helio Fernando Barbosa Lopes, Carlos Jordy, Delegado Antônio Furtado e Luiz Lima.

Também no Rio, outro filho do presidenciável, Flávio Bolsonaro, foi eleito como o senador mais votado e seguido por seu aliado, Arolde de Oliveira (PSD).

Na esfera estadual, ainda conseguiu levar o seu candidato ao Governo, Wilson Witzel (PSC), ao segundo turno, como o mais votado, com 41,2% dos votos.

 

Adaptado da fonte EL PAÍS

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter