ONU diz que eleição na Venezuela não é confiável

Idiomas:

Português   English   Español
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O chefe de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Zeid Ra’ad al-Hussein, disse nesta quarta-feira (07) que crimes contra a humanidade podem ter sido cometidos por forças de segurança da Venezuela, e expressou preocupação com “a erosão de instituições democráticas” no país.


O alto comissário para direitos humanos da ONU disse que seu gabinete havia recebido denúncias confiáveis de “centenas de assassinatos extrajudiciais nos últimos anos, tanto durante protestos como em operações de segurança”.

Mais uma vez, encorajo o conselho a considerar autorizar uma Comissão de Inquérito para investigar violações de direitos humanos na Venezuela”, disse ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, durante sua principal sessão anual de 4 semanas, que irá até o dia 23 de março.

A Venezuela está entre os 47 membros do fórum de Genebra, onde recebe apoio de aliados liderados por Cuba, mas têm sido criticada pelos Estados Unidos e outros países da América Latina por ameaças à democracia e uma crise alimentar e de saúde.

Siga a RENOVA no TWITTER e acompanhe todas as notícias em tempo real.

Na última semana, a Venezuela adiou sua eleição presidencial de abril para o dia 20 de maio, em uma decisão que consolidou a divisão da oposição à medida que o presidente socialista Nicolás Maduro busca reeleição apesar de uma crise econômica e censura global.

A principal coalizão de oposição da Venezuela está boicotando a eleição, dizendo que a votação é uma farsa para legitimar uma “ditadura”.

O contexto da eleição presidencial da Venezuela “não cumpre, de maneira nenhuma, as condições mínimas para eleições livres e confiáveis”, disse Zeid. “Estou profundamente preocupado com o crescente êxodo de venezuelanos de seu país, muitos deles em busca de acesso a comida e serviços básicos”.

 

Com informações de: [Reuters]

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...