Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

Onyx aponta indignação seletiva da velha imprensa

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa

Lorenzoni apontou nesta sexta-feira (8) incoerência no posicionamento da imprensa. Jornais dizem que informação é falsa.

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, divulgou trechos de um discurso do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 30 de maio de 2011.

Durante as comemorações do dia do soldado veterano americano, Obama teria supostamente citado um poema escrito por Charles M. Province, em 1970:

“É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público.

É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar…”

O teor do discurso do ex-presidente esquerdista dos EUA está em concordância com a declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, de que “democracia e liberdade só existem quando militares querem”.

Na ocasião, Bolsonaro declarou:

“A missão será cumprida ao lado das pessoas de bem do nosso Brasil, daqueles que amam a pátria, daqueles que respeitam a família, daqueles que querem aproximação com países que têm ideologia semelhante à nossa, daqueles que amam a democracia e a liberdade. E isso, democracia e liberdade, só existe quando as suas respectivas Forças Armadas assim o quer [sic]”.

Após publicar o poema, o ministro da Casa Civil apontou a indignação seletiva da velha imprensa:

Segundo matéria publicada pelo “Fato ou Fake” do G1, a informação do ministro da Casa Civil não procede.

“Versos citados por Onyx Lorenzoni são de veterano de guerra americano, mas não foram citados pelo ex-presidente. Autor diz que nunca teve conhecimento de uso de seu poema por Obama”, diz o portal de notícias da Rede Globo.

A versão original dos versos citados por Lorenzoni compõe o poema “It Is The Soldier”, escrito pelo veterano de guerra Charles Province em 1970.

Province é presidente da George S. Patton Jr. Historical Society e autor de livros focados em história militar, principalmente relacionados ao general americano George Patton.

O Fato ou Fake procurou Charles Province. Ele afirma que, até onde sabe, nunca foi citado pelo presidente Barack Obama, nem integralmente nem em paráfrase.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email