Português   English   Español
Português   English   Español

Origem da vida na Terra pode estar em fendas no fundo do mar

Origem da vida na Terra pode estar em fendas no fundo do mar

Uma suposta conexão entre a origem da vida e as fontes hidrotermais vem sendo citada ao longo dos anos.

As fontes hidrotermais são fendas na crosta do planeta Terra que liberam fluidos extremamente quentes e alcalinos no fundo dos oceanos. 

Ao entrar em contato com minerais da crosta terrestre, esses líquidos reagem e formam diversas substâncias ricas em hidrogênio, essenciais para reações químicas que formam os compostos orgânicos complexos necessários à vida.

De acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica Nature Ecology & Evolution, esta hipótese pode ser confirmada em um futuro próximo.

“Existem várias teorias concorrentes sobre onde e como a vida começou. As fontes hidrotermais subaquáticas estão entre os locais mais promissores para o início da vida — e nossas descobertas acrescentam peso a essa hipótese com sólidas evidências experimentais”, disse o um dos autores do estudo, Nick Lane, em comunicado.

Ainda durante o estudo, os pesquisadores conseguiram criar protocélulas em um ambiente semelhante ao das fontes hidrotermais, descobrindo que o calor, a alcalinidade e o sal não impedem a formação das estruturas, ao contrário: favorecem, informa a revista Galileu.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!