Português   English   Español

Os novos presidentes do BB, Caixa Econômica e Ipea

O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) já têm seus novos presidentes definidos.

As indicações foram feitas pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, que está formando o seu “time dos sonhos” para comandar a área econômica do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Os três indicados almoçaram com colegas da área econômica do novo governo, nesta quinta-feira (22), no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, segundo informações do Pleno.News.

 

Banco do Brasil

O escolhido para o BB foi o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rubem de Freitas Novaes, PhD em economia pela Universidade de Chicago, o berço do liberalismo econômico, onde também estudou o futuro ministro Paulo Guedes.

O economista esteve à frente de entidades patronais, como Confederação Nacional da Indústria (CNI), e foi diretor do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Autor do livro “Investimentos Estrangeiros no Brasil: Uma Análise Econômica”, Novaes é colaborador do Instituto Liberal do Rio de Janeiro.

Rubem Novaes, indicado para presidir o Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal ficou sob a tutela do economista Pedro Guimarães. Ele substituirá Nelson de Souza no comando do banco estatal.

O sócio-diretor do Banco Brasil Plural, Pedro atuou na montagem da gestora de produtos estruturados do Grupo Brasil Plural.

Considerado um especialista em privatizações, o futuro presidente da Caixa é PhD em economia pela Universidade de Rochester. Em sua tese, ele discutiu o processo de privatização no Brasil.

Pedro Guimarães é próximo a Paulo Guedes, futuro superministro da Economia de Bolsonaro. De perfil liberal, os dois economistas chegaram a trabalhar juntos no banco BTG quando Guedes ainda era sócio da instituição, segundo informações do IG.

Caixa Econômica Federal ficou sob a tutela do economista Pedro Guimarães

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

O economista Carlos Von Doellinger assume a presidência do Ipea. Integrantes da equipe econômica afirmaram que a escolha já recebeu o aval do futuro presidente.

Doellinger é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi secretário do Tesouro Nacional durante o regime militar. Ele também já presidiu o Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj), segundo informações do Estadão.

Futuro presidente do Ipea, Carlos Von Doellinger, recebendo medalha de mérito Cesgranrio.

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter