Português   English   Español
Português   English   Español

Países da América do Sul estudam criação de bloco diplomático

Países da América do Sul estudam criação de bloco diplomático
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O novo bloco diplomático teria como objetivo combater a influência da Unasul.

O presidente da Colômbia, Ivan Duque, disse nesta segunda-feira (14) que países da América do Sul pretendem criar um novo bloco diplomático.

O novo grupo, chamado Prosul, reuniria países cujos governos giraram à direita nos últimos anos e serviria como substituto da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Em discurso, segundo o “Estadão“, Duque afirmou:

“Estamos avançando para o fim da Unasul e a criação da Prosul, uma plataforma sul-americana para coordenar políticas públicas, a defesa da democracia a as instituições e a economia de mercado.”

A Unasul foi criada em 2009 por iniciativa de Brasil, Argentina e Venezuela para afastar diplomaticamente o continente da influência dos Estados Unidos.

À frente da iniciativa estavam os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Cristina Kirchner.

No ano passado, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia deixaram a Unasul em meio a um impasse sobre a crise na Venezuela.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!