Países do Mercosul estudam reformas para desburocratização do bloco

Português   English   Español
Países do Mercosul estudam reformas para desburocratização do bloco
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que integram o Mercosul, devem iniciar uma série de conversas para debater reformas internas e externas do bloco.

As medidas incluem a desburocratização do bloco, redução da Tarifa Externa Comum (TEC) e, no futuro, a permissão para que os governos possam fazer acordos bilaterais com outras nações que não fazem parte do grupo econômico, informa a “VEJA“.

Os negociadores do bloco analisam a alternativa de acordos individuais e flexibilização de regras.

De acordo com as normas atuais, os países do Mercosul não podem estabelecer acordos individuais com outras nações que comprometam as taxas de importação e exportação pactuadas pelo bloco.

O tema foi abordado em 2016, no início do governo de Michel Temer, mas deve ganhar força na gestão do presidente Jair Bolsonaro, que já declarou seu interesse em ampliar o acesso a outros mercados externos para os produtos brasileiros.

No encontro desta quarta-feira (16) entre os presidentes do Brasil e da Argentina, Jair Bolsonaro e Mauricio Macri, o assunto foi tratado nas reuniões, conforme noticiou a RENOVA.

SIGA A RENOVA

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

Veja também...