Português   English   Español
Português   English   Español

Panamá promove reforma constitucional para combater corrupção

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Panamá promove reforma constitucional para combater corrupção

Nos últimos anos, o país foi afetado por escândalos como os “Panama Papers”, ou os subornos da construtora Odebrecht, somados a casos locais de corrupção.

O presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, anunciou que apresentará, nesta terça-feira (16), um projeto de reforma constitucional para aprofundar a luta contra a corrupção no país.

Após receber, nesta segunda-feira (15), o documento com a proposta de mudanças na Constituição panamenha, que data de 1972, Cortizo declarou:

“O que pensamos fazer amanhã é levar o documento [de reforma] que saiu do trabalho de consenso do Conselho de Gabinete, e gostaríamos de aprová-lo amanhã para levá-lo para a Assembleia [Nacional] para que tenha ampla discussão.”

Discutido durante nove meses, o projeto foi feito pelo Conselho da Conciliação Nacional para o Desenvolvimento, integrado por representantes do governo, partidos políticos, associações empresariais, sindicatos, ONGs, igrejas e outras organizações.

Segundo a revista ISTOÉ, o presidente do Panamá completou:

“São propostas concretas, cerca de 40, entre artigos novos e modificações de artigos em vigor, que atendem a um clamor nacional. Se forem aprovadas, marcarão um antes e um depois em matéria de luta contra a corrupção e o fortalecimento da institucionalidade.”

Compartilhe_

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários_

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias_

Newsletter

Inscreva seu email na RENOVA para receber atualizações diárias com as últimas notícias do Brasil e do mundo.

Nome:

Email: