Português   English   Español

Papa Francisco se reúne pela quinta vez com socialista Evo Morales da Bolívia

papa-evo-morales

O papa Francisco receberá nesta sexta-feira (16) no Vaticano o presidente da Bolívia, Evo Morales, na quinta reunião entre o líder indígena latino-americano e o pontífice.

De acordo com informações da ISTO É:

É muito provável que os dois líderes falem sobre o enfrentamento diplomático entre Chile e Bolívia por uma saída ao mar para os bolivianos, um tema cada vez mais delicado para o papa devido à visita que fará ao Chile em janeiro.

Em novembro, o embaixador do Chile na Santa Sé, Mariano Fernández, manifestou seu desejo de que “o papa e toda a pessoa” envolvida se abstenha de opinar sobre o tema até que o Tribunal Internacional de Haia se pronuncie, uma sentença que deve ser ditada no fim de 2018.

Para acalmar os ânimos, o chefe da diplomacia do Vaticano, monsenhor Paul Richard Gallagher, recebeu nesta quinta-feira por quase uma hora o vice-chanceler do Chile, Edgardo Riveros.

Francisco, que chamou os países ao diálogo e a encontrar soluções compartilhadas, reconheceu ao fim de sua visita à Bolívia há dois anos que a ânsia por uma saída ao mar é justa, o que não agradou os chilenos.

Deixe seu comentário

Veja também...