O papa Francisco receberá o líder da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em audiência no Vaticano no próximo dia 5 de fevereiro.
O muçulmano Erdogan manteve várias conversas por telefone nos últimos meses com o papa Francisco, com quem compartilha sua preocupação a respeito do estatuto de Jerusalém.
Erdogan disse que a decisão dos EUA sobre Jerusalém era uma bomba que atearia fogo ao Oriente Médio e vem pedindo o reconhecimento de Jerusalém como a capital da Palestina.
#Turquia promete embaixada na parte oriental de #Jerusalém e reconhecimento da cidade como capital da #Palestina https://t.co/VJPltlzJMc pic.twitter.com/lMXAT7JeAv
— RENOVA (@RenovaMidia) December 17, 2017
De acordo com informações do Gospel Prime:
Desde o golpe fracassado, em julho de 2016, Erdogan vem tomando uma série de medidas que fortalecem seu poder no país, incluindo a prisão de líderes cristãos e o confisco de propriedades de igrejas.
Francisco nunca se posicionou contrário à repressão religiosa na Turquia, mas elogiou o país por seus “esforços para receber refugiados”. Também chamou o governo turco de um “grande pacificador” da região.