O governador tucano João Doria anunciou um acordo com o governo de Jair Bolsonaro e diz que obras do trecho norte do Ferroanel, em São Paulo, começam este ano.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta terça-feira (29) que a construção do trecho norte do Ferroanel terá início neste ano e levará 4 anos para sua conclusão.
O tucano assinou um protocolo de intenções com o Ministério da Infraestrutura para viabilizar a concessão ferroviária.
A estimativa do valor da obra é da ordem de R$ 3,5 bilhões, só do governo federal, informa o “G1“.
Além de reduzir o intervalo entre os trens de passageiros, o Ferroanel Norte permitirá, entre outros benefícios, a movimentação de cargas do interior do estado de São Paulo para o Porto de Santos, a retirada em médio prazo de 2,8 mil caminhões por dia das estradas, e a movimentação de milhões de toneladas de cargas.
Doria garantiu que a obra terá início ainda neste ano:
“Já em março, a expectativa é de que possamos anunciar a data do início da obra, mas com certeza absoluta terá início neste ano. O prazo de execução é de 48 meses, a contar com o investimento.”
Em entrevista coletiva após encontro com Doria, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, declarou:
“A assinatura desse protocolo de intenções era o passo que faltava para a gente colocar na rua a consulta pública a prorrogação antecipada do contrato da MRS. Este contrato de concessão ferroviária vai proporcionar os recursos para que a gente possa finalmente viabilizar a construção do Ferroanel Norte de São Paulo, que é um empreendimento aguardado há mais de 40 anos pelo estado.”