“Há uma péssima imagem do Brasil. Eles se sentem mesmo um pouco detentores da Amazônia”, disse senador sobre encontro com europeus.
O senador Nelsinho Trad (PSD) quer reativar o grupo intitulado Parlamaz (Parlamento Amazônico), que foi criado em 1989, mas atualmente encontra-se desarticulado.
Formado por lideranças dos países onde a Amazônia se estende, o grupo foi formulado para garantir a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do bioma amazônico.
Nelsinho Trad, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Segurança Nacional do Senado, disse que a ideia ganhou força após encontro com embaixadores dos países que têm a Floresta Amazônica em seu território.
Em conversa com O Antagonista, Trad afirmou que recebeu delegações de vários países, principalmente da Europa, e se espantou com a “imagem negativa” da Amazônia:
“Há uma péssima imagem do Brasil. Eles se sentem mesmo um pouco detentores da Amazônia, por defenderem ser o pulmão do mundo.”
O senador disse que já comunicou o Palácio do Planalto de sua intenção.
Trad disse que tentará, nos próximos dias, tratar do assunto com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que passou a ser o responsável no governo pela comunicação de assuntos relacionados à Amazônia:
“A decisão do presidente de transferir a comunicação desses assuntos para o Mourão foi muito sábia.”