Português   English   Español
Português   English   Español

Parlamento da Irlanda não quer acordo Mercosul-UE

Parlamento da Irlanda não quer acordo Mercosul-UE
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Há duas semanas, a UE se tornou o primeiro grande parceiro com o qual o Mercosul fechou acordo.

O Parlamento da Irlanda votou, nesta quinta-feira (11), para pressionar o governo a liderar a oposição dentro da União Europeia (UE) ao acordo comercial selado com o Mercosul.

O bloco dos países da América do Sul se comprometeu com mercados mais abertos em face de uma crescente onda de protecionismo e ofereceu a empresas da UE uma possível vantagem.

A Irlanda, como um dos menores países do bloco de 28 membros, precisaria da ajuda de outros Estados-membros para formar uma minoria de impedimento caso busque rejeitar o acordo, já que a ratificação irá eventualmente passar por um voto de maioria qualificada, informa a agência Reuters.

O governo de minoria do primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, perde rotineiramente essas votações não-vinculantes, mas essa derrota enfatiza a pressão sobre o governo.

Dias atrás, centenas de produtores de carne marcharem no Parlamento em oposição ao acordo que, afirmam, vai dizimar o setor na Irlanda.

Varadkar disse que o governo votará contra o acordo com o Mercosul se uma avaliação sobre o pacto mostrar que os riscos superam os benefícios.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!