Partido direitista alcança 18% e ultrapassa social-democratas na preferência do eleitorado alemão, segundo último levantamento da emissora ARD.
O partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD) chegou a 18% das intenções de voto na pesquisa Deutschlandtrend, encomendada pela emissora ARD ao instituto Infratest Dinap e divulgada nesta sexta-feira (21).
A AfD subiu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de 6 de setembro. Esse é o melhor percentual já alcançado pela legenda.
Pela primeira vez, a Alternativa para a Alemanha (AfD) aparece como segunda maior força partidária do país numa pesquisa.
A União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã (CSU), liderados respectivamente pela chanceler federal Angela Merkel e pelo ministro do Interior, Horst Seehofer, caíram um ponto percentual e estão agora com 28%.
Esse é o pior resultado da união entre CDU e CSU desde que a pesquisa começou a ser feita, em novembro de 1997.
O terceiro partido da coalizão de governo, o Partido Social-Democrata (SPD), também caiu um ponto percentual, para 17%.
O Partido Verde alcançou 15% na pesquisa, alta de um ponto percentual, e o Partido Liberal (FDP) chegou a 9%, também alta de um ponto. A Esquerda manteve o percentual anterior, de 10%.
A pesquisa ouviu 1.035 eleitores em toda a Alemanha, por meio de entrevistas telefônicas, entre segunda e quarta-feiras.
Adaptado da fonte DW