- PUBLICIDADE -

Patagônia contaminada com vazamento de 40 mil litros de diesel

Patagônia contaminada com vazamento de 40 mil litros de diesel

- PUBLICIDADE -

Incidente aconteceu na Ilha de Guarello, parte do território ancestral da comunidade indígena Kawésqar, uma das culturas milenares do território.

Cerca de 40 mil litros de óleo diesel foram derramados em um terminal de uma remota ilha da Patagônia, no extremo sul do Chile.

O incidente foi registrado no último sábado (27), no terminal de ilha Guarello, 250 km ao noroeste de Porto Natales, e reportado às autoridades pela empresa chilena de mineração CAP, que faz a exploração do local.

A Marinha do Chile revelou que várias unidades foram mobilizadas para a região com o objetivo de controlar a proliferação do óleo derramado, que já atingiu as águas do Pacífico sul.

“Diante dessa emergência, a Terceira Zona Naval dispôs o envio imediato de unidades, com o objetivo de controlar e mitigar os possíveis danos causados pela emergência na zona”, informou a Marinha.

Uma investigação foi aberta pelo governo chileno para determinar as causas do derramamento e apurar as responsabilidades. A área é uma das mais intocadas do planeta, com importante biodiversidade, informa a agência ANSA.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -