- PUBLICIDADE -

Pedro Álvares Cabral é apenas um ilustre “desconhecido” em Portugal

Pedro Álvares Cabral é apenas um ilustre "desconhecido" em Portugal
- PUBLICIDADE -

A chegada de Cabral ao Brasil foi acidental ou intencional?

No dia 22 de abril de 2021, o Brasil celebrou os 521 anos do seu “descobrimento” pelo navegador português Pedro Álvares Cabral.

No entanto, enquanto por aqui o nome de Cabral é conhecido até pelas crianças, o culto à sua memória é quase inexistente em Portugal

A razão para isso seria o brilho ofuscante de outro navegador famoso, o Vasco da Gama.

Entre os seus, Cabral é considerado um simples navegador, não alguém que esteja à altura de um Vasco da Gama, que é reconhecido como um dos construtores do império colonial português na África, e a quem se ergueram monumentos por todas as partes de Portugal.

Vasco da Gama

Entre os historiadores de Portugal, o principal feito da história de Cabral segue sendo questionado: a chegada ao Brasil foi acidental ou intencional? 

As dúvidas continuarão, assim como o fato de que a descoberta do Brasil por Cabral não é tido como um feito excepcional no país europeu. 

Cabral segue com sua pecha de azarão, por ter perdido parte de sua frota na expedição. 

Apesar disso, António Manuel Lázaro, professor de História da Universidade do Minho, afirmou, em conversa com a emissora britânica BBC, que Cabral merecia ser mais celebrado entre seus compatriotas. 

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -