- PUBLICIDADE -

Pence diz não ter autoridade para reverter resultado da eleição

Pence diz não ter autoridade para reverter resultado da eleição
- PUBLICIDADE -

Pence, que está presidindo a sessão do Congresso, vem sendo pressionado por Trump.

Minutos antes do início da sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos que certificará os votos do Colégio Eleitoral, o vice-presidente Mike Pence emitiu um comunicado.

Pence, que está presidindo a sessão do Congresso, vem sendo pressionado pelo presidente Donald Trump para não certificar os resultados.

No comunicado, Pence deu a entender que não tem autoridade para impedir a certificação do resultado:

“Alguns acreditam que, como vice-presidente, devo aceitar ou rejeitar votos eleitorais unilateralmente. Outros acreditam que os votos eleitorais nunca devem ser contestados em uma sessão conjunta do Congresso. Depois de um estudo cuidadoso de nossa Constituição, nossas leis e nossa história, creio que nenhuma dessas opiniões está correta.”

O vice-presidente concluiu:

“A Presidência pertence ao povo americano, e somente a eles. Quando surgem disputas relativas a uma eleição presidencial, de acordo com a lei federal, são os representantes do povo que analisam as evidências e resolvem as disputas por meio de um processo democrático. Nossos fundadores eram profundamente céticos em relação às concentrações de poder e criaram uma república baseada na separação de poderes e nos freios e contrapesos sob a Constituição dos Estados Unidos.”

Minutos atrás, Pence suspendeu a sessão do Congresso por volta das 15h15 (no horário de Brasília) para que as casas deliberem sobre uma contestação do resultado eleitoral no Arizona.

Os senadores tiveram que deixar o plenário da Câmara para votarem no Senado. Cada debate pode durar até duas horas.

O movimento deve se repetir várias vezes nesta quarta-feira, 6 de janeiro.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -