Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Personalidades de Portugal assinam manifesto contra Bolsonaro

Personalidades de Portugal assinam manifesto contra Bolsonaro
COMPARTILHE

Entre os apoiadores do texto estão o ex-premiê Francisco Pinto Balsemão e o escritor Walter Hugo Mãe.

Personalidades portuguesas assinaram um manifesto pedindo a derrota eleitoral do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições presidenciais do Brasil.

Com o título “Solidariedade com a democracia e com os democratas do Brasil”, o texto denuncia que Bolsonaro “promove o elogio da tortura e da ditadura, que propõe a discriminação das mulheres e o desprezo pelos pobres, representando uma cultura de ódio”.

O texto acrescenta:

Contra ele, quem assina este apelo manifesta a sua solidariedade com a democracia e com os direitos sociais do povo brasileiro. Temos consciência de que vivemos tempos de ameaças sinistras e riscos de regressões civilizacionais. É por isso mesmo que valorizamos o campo da liberdade e da igualdade e apelamos à derrota de Bolsonaro.

Entre os apoiadores do texto estão o ex-premiê Francisco Pinto Balsemão, o professor e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros (equivalente ao ministro das Relações Exteriores) Diogo Freitas do Amaral, a política socialista Ana Catarina Mendes, o sociólogo e ex-líder sindical Manuel Carvalho da Silva e o jogador de futebol Helder Costa, atacante do Wolverhampton.

Do mundo da cultura, entre outros, estão o cineasta António Pedro Vasconcelos, os escritores José Carlos Vasconcelos, Sérgio Godinho, Walter Hugo Mãe, Lídia Jorge e Ana Luísa Amaral, a jornalista Pilar do Río – viúva de José Saramago – e o historiador Manuel Loff.

O ex-ministro de Portugal alertou para o forte “risco” de eleger Bolsonaro, “um presidente de extrema-direita, tipicamente fascista, que mais tarde ou mais cedo colocará em perigo a democracia, o Estado de Direito e as liberdades fundamentais”.

 

Adaptado da fonte EXAME

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE