Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Peru recupera manuscrito sobre os incas encontrado no Brasil

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Peru recupera manuscrito sobre os incas encontrado no Brasil
Imagem: Reprodução/EFE

Após retornar à Biblioteca Nacional de Lima, o manuscrito foi digitalizado e está disponível para consulta pela internet.

O governo do Peru recuperou um valioso manuscrito, encontrado no Brasil, com as memórias de antigos governantes do Império Inca

O documento tinha desaparecido durante a ocupação de Lima por tropas chilenas na Guerra do Pacífico (1879-1884), que Peru e Bolívia lutaram contra o Chile.

Ao apresentar o manuscrito, na última quinta-feira (20), Gerardo Trillo, diretor de Proteção de Coleções da Biblioteca Nacional, declarou:

“O valor deste documento do ano de 1838 é incalculável. Sempre se considerou uma joia documental extremamente rara, não temos outro caso desta natureza.”

Justo Apu Sahuaraura Inca (1775-1853), descendente por linha materna do imperador inca Huayna Cápac (1493-1525) e do príncipe Cristóbal Paullo Inca (1518-1549), é o autor do manuscrito “Memórias da monarquia peruana ou esboço da história dos incas”, que foi escrito na década de 1830.

Membro da nobreza indígena de Cusco, sacerdote católico e herói da Independência do Peru, Sahuaraura se dedicou a resgatar a memória do Império Inca e costumava se autodenominar o “último descendente da linhagem imperial dos incas”, destaca o  jornal Correio Braziliense.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias